ADs

10 Melhores Doramas da Netflix para Aguentar a Quarentena

Antes que vocĂȘ comece a questionar as escolhas deste post, saiba que eu mesmo questiono muitas delas. Isso porque usamos alguns critĂ©rios para fazer essa listinha, que Ă© fruto de um extenso trabalho de catalogação e pesquisa de todos os doramas (de toda a ĂĄsia) que encontramos na Netflix.

A escolha do rank tem como principal critĂ©rio as notas dadas em sites especializados. Consultamos trĂȘs grandes sites de mĂ­dia e cinema, sendo um coreano, um americano e um europeu e a mĂ©dia destes trĂȘs Ă© o que definiu a nota final de cada uma das 140 sĂ©ries que identificamos (sim! vem mais posts legais por ai). EntĂŁo nĂŁo se assuste se ver algum drama no TOP 10 que vocĂȘ nem tinha dado muita atenção, saiba apenas que o resto do mundo aparentemente assistiu e gostou muito! =)

EntĂŁo vamos a lista com os 10 melhores doramas do Netflix, segundo as notas dadas pelos espectadores.

10. Oh My Ghost - Oh My Ghost - Rank 87

E este Ă© a posição nĂșmero 10 da nossa listinha, mas nĂŁo deve ser nenhuma surpresa para vocĂȘs que figure no TOP 10 nĂ©? Oh My Ghost Ă© quase unanimidade entre os dorameiros e tambĂ©m Ă© um dos meus favoritos, tanto que ficou empatado no 10° lugar com outras sete sĂ©ries, vencendo no desempate, que tem como critĂ©rio meu gosto pessoal rs

A sĂ©rie conta a histĂłria de Na Bong Sun (Park Bo Young) Ă© uma mulher extremamente acanhada e tĂ­mida que trabalha como assistente de chef no Restaurante Sun. Ela nutre uma paixĂŁo secreta pelo grande chef Kang Sun Woo (Jo Jung Suk), mas nĂŁo tem coragem para fazer nada a respeito. AlĂ©m disso, ela tem a habilidade de ver fantasmas graças Ă  sua avĂł xamĂŁ. Shin Soon Ae (Kim Seul Gi) Ă© uma jovem mulher que morreu sem nunca ter experimentado um romance em sua curta vida. Ela estĂĄ determinada a seduzir o mĂĄximo de homens possĂ­vel e a perder sua virgindade, para que possa chegar feliz no seu pĂłs-vida. Quando Soon Ae conhece Bong Sun, ela encontra o instrumento perfeito para cumprir sua missĂŁo. JĂĄ Sun Woo estĂĄ se recuperando de um coração partido, mas começa a se curar bem rapidinho quando uma Bong Sun sem sal nem açĂșcar, de repente passa a ser muito ousada, confiante e provocante.

A série saiu em 2015 e tem direção de Yoo Je-Won e roteiro assinado por Yang Hee-Seung. A dupla de protagonistas é feita por Jo Jung-suk e Park Bo-young.

9. Manual do PresidiĂĄrio - Prison Playbook - Rank 88

A posição de nĂșmero nove ficou com o tenso drama Manual do PresidiĂĄrio, original da Netflix produzido na CorĂ©ia pela tvN e exibido em rede nacional.

O dorama tem uma pegada um pouco mais tensa, com um enredo encorpado e personagens complexos. Os episódios também são bem mais longos do que o normal, até para que seja possível trabalhar bem a trama e desenvolver bem toda a carga emocional dos personagens.

A histĂłria gira em torno de um jogador de baseball que estĂĄ de malas prontas para ir disputar a principal liga americana neste esporte e que se vĂȘ envolvido em problemas que acabam o levando para a prisĂŁo. Como o nome sugere, ele vai ter que aprender o bĂĄsico para se virar nessa nova realidade, alternando entre momentos cĂŽmicos e situaçÔes bem complexas que vĂŁo afetar seu lado sentimental e fazer refletir sobre coisas importantes.

A sĂ©rie saiu em 2017 e possui direção de Shin Won-ho, com roteiro assinado por Jung Bo-Hoon. Os protagonistas sĂŁo interpretados por Park Hae-soo and Jung Kyung-ho.

8. Vida Incompleta - Misaeng: Incomplete Life - Rank 88

Vida Incompleta fala sobre o dia a dia de vĂĄrios profissionais em uma grande empresa comercial da CorĂ©ia, a Wonin Internacional. O personagem principal Jang Geu-Rae, jogou o jogo de tabuleiro 'Go' desde que era uma criação e jogar sempre foi tudo para ele, mas nĂŁo conseguiu se tornar um jogador profissional, apesar de ter tentado e se esforçado muito. Por causa de um conhecido que lhe arranja uma recomendação, começa a trabalhar como estagiĂĄrio e Ă© essa histĂłria, junto com seus outros trĂȘs colegas estagiĂĄrios que vamos acompanhar nesse dorama.

A sĂ©rie foi baseada em um quadrinho (webtoon) de enorme sucesso na CorĂ©ia, que conseguiu um pĂșblico fiel entre os profissionais de colarinho branco do paĂ­s que se identificaram com as situaçÔes retratadas. Com o drama nĂŁo foi diferente e tenho certeza que, se vocĂȘ trabalha em algum tipo de escritĂłrio corporativo, com certeza vai se divertir e se identificar muito com os personagens e a histĂłria.

Vida Incompleta tem direção de Kim Won-Suk e enredo de Jung Yoon-Jung. Os protagonistas são vividos por Im Si-Wan e Kang So-Ra.

7. Mr. Sunshine: Um Raio de Sol - Mr. Sunshine - Rank 88

Este dorama tambĂ©m Ă© uma produção exclusiva da Netflix, fruto da parceria com a emissora coreana tvN. O drama chegou no serviço de streaming quando o Drama Fever estava no auge e era uma oposta da gigante americana para começar a monopolizar o conteĂșdo da onda Hallyu. Como todos sabemos, a Warner Bros ajudou muito a concorrĂȘncia encerrando as atividades do Drama Fever sem motivos, mas isso Ă© outra histĂłria.

Mr. Sunshine, atĂ© pela aposta da Netflix, tem uma produção e figurinos de Ă©poca impecĂĄveis que vĂŁo te levar dois sĂ©culos atrĂĄs, quando a primeira expedição militar americana na penĂ­nsula coreana acontece, em 1871, mais conhecida pelos locais como Shinmiyangyo. A incursĂŁo dizimou mais de 200 soldados nativos e contabilizou apenas trĂȘs baixas norte-americanas no confronto. Em meio a esse conflito, uma famĂ­lia tenta fugir da exploração do patrĂŁo aristocrata em um navio de guerra. E assim se inicia a trajetĂłria do protagonista Yoo-Jin (Lee Byung-hun), que chega ainda criança e ĂłrfĂŁo na AmĂ©rica. 

DĂ©cadas depois, ele volta para o seu paĂ­s de origem, dessa vez como capitĂŁo da Marinha Americana, em uma missĂŁo para representar os interesses dos Estados Unidos. LĂĄ, descobre o plano japonĂȘs de colonização da Coreia e se apaixona por Go Ae-sin (Kim Tae-ri), uma assassina e filha de aristocratas, que luta contra essa exploração.
A série foi escrita por Kim Eun-suk e dirigida por Lee Eung-bok. O casal protagonista é Lee Byung-Hun e Kim Tae-Ri.

6. Pousando no Amor - Crash Landing on You - Rank 88

Esta fez um enorme sucesso e chamou atenção do pĂșblico antes atĂ© de finalmente ser publicada na Netflix, principalmente por abordar um tema mais atual que Ă© o conflito que existe atĂ© hoje entre as duas coreias, bem no momento em que ambas voltaram a ter relaçÔes diplomĂĄticas depois de mais de 50 anos no mundo real. O dorama Ă© o segundo drama coreano com a melhor classificação da histĂłria da televisĂŁo por assinatura depois de Guardian: The Lonely and Great God. 

Mas o drama nĂŁo retrata esse momento. A trama Ă© baseada na histĂłria de Yoon Se-ri, uma sul-coreana, rica, empresĂĄria, totalmente independente e praticamente indiferente ao amor e aos sentimentos e Ri Jeong-hyuk, o cobiçado capitĂŁo do exĂ©rcito norte-coreano. Justo, determinado, dedicado, fiel e honesto, ele representa tudo que um homem de verdade deveria ser. Os dois se conhecem quando, durante a gravação de um comercial para uma de suas marcas, ela sofre um acidente enquanto voava de parapente e acaba cruzando a famigerada fronteira entre as coreias. 

Depois disso é uma sequencia de momentos fofos e cenas de ação. Simplesmente viciante, cada episódio te trava e deixa na expectativa de ver o próximo.

O roteiro é assinado por Park Ji-Eun e a direção é do Lee Jung-Hyo. Hyun-Bin e Son Ye-Jin interpretam os protagonistas do casal que deve ser listado como um dos melhores de 2019/2020.

5. Stranger - Secret Forest - Rank 89

A sĂ©rie tem temĂĄtica investigativa e apresenta ao pĂșblico o promotor Hwang Shi-Mok. Um dos poucos em exercĂ­cio que pode ser considerado livre da corrupção do sistema, ele Ă© racional, frio e solitĂĄrio, devido a uma cirurgia que fez no cĂ©rebro quando era criança e que o impede de sentir emoçÔes. Ele vai conhecer a tenente de polĂ­cia Han Yeo-Jin em uma cena de crime e vĂŁo acabar trabalhando juntos para combater a corrupção do ministĂ©rio pĂșblico e em um caso de assassinato em sĂ©rie.

Stranger começa inserindo o espectador em um emaranhado de fatos e informaçÔes que aparentemente sĂŁo desconexas, mas que no fim vĂŁo fazer sentido e vĂŁo dar ritmo ao desenrolar da histĂłria conforme os episĂłdios avançam. Um drama policial digno de figurar entre os melhores de seu estilo no mundo todo, vai te prender do primeiro ao Ășltimo capĂ­tulo.

Dirigida por Ahn Gil-Ho e escrita por Lee Soo-Yeon, Secret Forest Ă© estrelada por Cho Seung-Woo e Bae Doo-Na.

4. Find Yourself - Find Yourself - Rank 89

E o quarto lugar ficou com a produção chinesa chamada "Find Yourself", dorama que segue a história de uma mulher independente e bem sucedida de de 32 anos e seu romance com um rapaz mais jovem. Diferente dos dramas coreanos, os chineses e japoneses costumam ser menos sensíveis na hora de expor os sentimentos nas telinhas, fazendo produçÔes mais realistas e que conseguem realmente tocar a fundo nosso coração, sem contar que é fåcil se identificar com os personagens e seus dificuldades. Find Yourself não é diferente, uma ótima produção, com atuaçÔes poderosas e enredo que te prende e te emociona do início ao fim. Só se prepare para bastante episódios, são mais de quarenta, ótima ideia começar a listinha por aqui talvez?

Na trama, a companhia de He Fan Xing estĂĄ passando por um momento delicado onde tudo pode mudar e ela Ă© obrigada a enfrentar alguns dilemas, tanto em sua carreira, como na sua vida amorosa, devido as crĂ­ticas que recebe por possuĂ­rem uma boa diferença de idade. Para piorar, um homem mais velho, experiente e de certa forma, charmoso e atencioso, começar a chamar sua atenção e colocar mais problemas e dĂșvidas em sua cabeça, alĂ©m de abalar sua relação com seu jovem namorado.

Find Yourself tem como protagonistas os atores Victoria Song e Son Wei Long com David Wang, Zhang Yu Jian e Esther Yu completando o elenco principal.

3. Signal - Signal - Rank 90

Chegamos ao pĂłdio de nossa lista e abrindo o terceiro lugar apresentamos para vocĂȘs o dorama Signal. Tive vĂĄrias surpresas ao elaborar esse ranking, mas ver esse drama entre os melhores simplesmente parece certo. A sĂ©rie realmente estĂĄ um pouco 'fora da curva' se comparada a outros dramas e foi aclamada pela crĂ­tica, tanto coreana como internacional. Recebeu diversos prĂȘmios, entre ele o de melhor Drama no Baeksang Arts Awards de 2016, ocasiĂŁo em que levou tambĂ©m o de melhor roteiro e de melhor atriz, para Kim Hye-soo.

HĂĄ dois diferenciais em Signal que talvez explique todo o sucesso do drama. O enredo Ă© inspirado em incidentes criminais reais que ocorreram na histĂłria da Correia do Sul, como os assassinatos em sĂ©rie de Hwaseong, o que deixa a trama interessantĂ­ssima se assistimos jĂĄ sabendo disso. Outro ponto Ă© a originalidade da histĂłria. Apesar de ter virado moda em Dramaland, Signal foi um dos primeiros a participar da ideia de viagem no tempo, ou neste caso, comunicação atravĂ©s do tempo. 

Na sĂ©rie um misterioso walkie-talkie permite que um detetive nos anos 2000 (Cho Jin-woong) se comunique com um investigador (Lee Je-hoon) em 2015. AtravĂ©s de seu contato mĂștuo, os dois nĂŁo apenas resolvem crimes, mas os impedem de acontecer, modificando os acontecimentos. No entanto, um caso de assassinato de longa data, estĂĄ mais prĂłximo a eles do que se pensa, enquanto um esquema de corrupção vem a tona. 

Os protagonistas são Lee Je-hoon, a elogiadíssima e premiada Kim Hye-soo e Cho Jin-woon. A direção é de Kim Won-seok e o roteiro foi assinado por Kim Eun-hee.

2. Reply 1988 - Reply 1988 - Rank 90

Falando em surpresas, essa definitivamente foi uma delas. A imagem de divulgação que tem no Neflix nunca me atraiu para ver esse drama e sĂł fui realmente pesquisar alguma coisa quando vi as notas dos sites especializados, antes disso nem lembrava que ele existia. E uma das coisas que descobri Ă© que essa sĂ©rie tambĂ©m Ă© bem premiada, apesar de nĂŁo ter levado nenhum prĂȘmio de melhor drama. 

Esta foi a terceira sĂ©rie com essa abordagem Reply e as outras duas tambĂ©m fizeram sucesso. Este drama foi inspirado na sĂ©rie "Three Families Under One Roof" e seu roteiro sĂł recebe elogias pelas amarraçÔes inteligentes e sensibilidade com detalhes importantes que costumam ficar de fora em outros dramas. Isso explica os tempo bem longo de cada episĂłdio, jĂĄ aviso que vai ser dificil maratonar com 20 episĂłdio de uma hora e meia cada (os 4 Ășltimos tem quase duas horas).

Como esse eu nĂŁo assisti, vou deixar a sinopse que peguei no Viki e parece explicar melhor a trama: "Os tempos podiam ser um pouco mais simples, menos tecnolĂłgicos, mas ainda era desafiador passar um dia tĂ­pico no final dos anos 80. Cinco amigos de infĂąncia, que vivem no mesmo bairro em Seul, apoiam uns aos outros para sobreviverem a seus desafiadores anos de adolescĂȘncia e definirem um caminho para o seu futuro. Sung Deok Sun (Hyeri) luta por atenção como o filho do meio em sua famĂ­lia pobre, enquanto carrega o fardo de sua classificação em 989Âș lugar na escola. Kim Jung Hwan (Ryu Joon Yeol) sĂł pensa em futebol, mesmo depois de sua famĂ­lia tornar-se rica da noite para o dia. Sung Sun Woo (Ko Gyung Pyo) Ă© o estudante perfeito, presidente do conselho estudantil e um filho carinhoso e confiĂĄvel. Ryu Dong Ryong (Lee Dong Hwi) Ă© um geek que sabe mais sobre as garotas e a vida do que o resto de seus amigos, mas sua pontuação acadĂȘmica ruim o impede de ir para a faculdade. Choi Taek (Park Bo Gum) Ă© um jogador de baduk genial que abandonou a escola para tornar-se profissional. Conforme o grupo de amigos se mete e escapa de confusĂ”es no bairro, quais experiĂȘncias desses momentos inesquecĂ­veis juntos eles levarĂŁo consigo para o futuro?"

São cinco protagonistas: Hyeri, Ryu Joon Yeol, Ko Gyung Pyo, Lee Dong Hwi e Park Bo Gum. A direção é de Shin Won-Ho e o roteiro de Lee Woo-Jung.

1. Os IndomĂĄveis - The Untamed - Rank 91

E mais uma surpresa, dessa vez para o líder do pódio e primeiro lugar em nosso ranking. E nada contra Untamed, até achei que ia aparece aqui nesse TOP 10, mas não esperava que fosse ficar em primeiro e com uma nota tão expressiva.

Os IndomĂĄveis Ă© um dorama chinĂȘs com temĂĄtica de fantasia, repleto de efeitos especiais e cenas cinematogrĂĄficas lindas, alĂ©m de um dos melhores bromances que jĂĄ vi. A trama Ă© baseada no romance BL (Boys Love) chinĂȘs  Mo Dao Zu Shi do escritor Mo Xiang Tong Xiu. Talvez isso por si sĂł explique o sucesso, afinal temos um enorme pĂșblico GLBT que sĂŁo aficionados por doramas mas, tirando uma ou outra cena, as vezes atĂ© de mal gosto, a representatividade Ă© zero. 

Mas a sĂ©rie nĂŁo Ă© somente baseada no fato de que os protagonistas sĂŁo almas-gĂȘmeas, fato tratado de forma sutil e elegante na sĂ©rie, assim como sĂŁo os romances hĂ©teros. A verdade Ă© que a produção tem muitos pontos fortes, atuaçÔes impecĂĄveis de seus atores e bastante dinheiro foi envolvido, o que reflete a qualidade de figurinos, cenĂĄrios e efeitos especiais. SĂ©rio, Ă© lindo de ver se vocĂȘ aguentar os infinitos episĂłdios, que alĂ©m de longos, sĂŁo muitos como sempre o sĂŁo nos doramas chineses.

Na trama o mundo jianghu é governado pela poderosa seita Wen, que domina as seitas menores Lan, Jiang, Nie e Jin. O despreocupado Wei Wuxian se torna rapidamente amigo do justo Lan Wangji e, durante suas aventuras, o casal descobre que o chefe da seita Wen é o mentor do mal por trås de uma série de conspiraçÔes que causariam estragos nas terras.

Estrelando Sean Xiao, Wang Yibo e Zeoy Meng, The Untamed tem direção de Zheng Weiwen e Chen Jialin com roteiro de Yang Xia, Deng Yaoyu, Ma Jing e Guo Guangyun.

Dramapedia

Dramapedia

2 comentĂĄrios:

  1. Indomåveis é algo impossível de se ver. Cenas com " comédia" forçada empurrada " guela" abaixo. Achei muito ruim , pra ser algo indicado. Com tanto dorama bom nessa vida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, concordo em partes com vocĂȘ. Eu ainda nem cheguei a terminar. Adorei a cinematografia mas o drama mesmo nĂŁo prendeu e Ă© muito episĂłdio!!

      SĂł lembre-se, nĂŁo sĂŁo indicaçÔes minhas, sĂŁo as notas em sites especializados. NĂŁo acho tĂŁo ruim como vocĂȘ, mas jamais seria minha escolha para o primeiro lugar =)

      Excluir