ADs

10 Melhores Doramas da Netflix para Aguentar a Quarentena

Antes que você comece a questionar as escolhas deste post, saiba que eu mesmo questiono muitas delas. Isso porque usamos alguns critérios para fazer essa listinha, que é fruto de um extenso trabalho de catalogação e pesquisa de todos os doramas (de toda a ásia) que encontramos na Netflix.

A escolha do rank tem como principal critério as notas dadas em sites especializados. Consultamos três grandes sites de mídia e cinema, sendo um coreano, um americano e um europeu e a média destes três é o que definiu a nota final de cada uma das 140 séries que identificamos (sim! vem mais posts legais por ai). Então não se assuste se ver algum drama no TOP 10 que você nem tinha dado muita atenção, saiba apenas que o resto do mundo aparentemente assistiu e gostou muito! =)

Então vamos a lista com os 10 melhores doramas do Netflix, segundo as notas dadas pelos espectadores.

10. Oh My Ghost - Oh My Ghost - Rank 87

E este é a posição número 10 da nossa listinha, mas não deve ser nenhuma surpresa para vocês que figure no TOP 10 né? Oh My Ghost é quase unanimidade entre os dorameiros e também é um dos meus favoritos, tanto que ficou empatado no 10° lugar com outras sete séries, vencendo no desempate, que tem como critério meu gosto pessoal rs

A série conta a história de Na Bong Sun (Park Bo Young) é uma mulher extremamente acanhada e tímida que trabalha como assistente de chef no Restaurante Sun. Ela nutre uma paixão secreta pelo grande chef Kang Sun Woo (Jo Jung Suk), mas não tem coragem para fazer nada a respeito. Além disso, ela tem a habilidade de ver fantasmas graças à sua avó xamã. Shin Soon Ae (Kim Seul Gi) é uma jovem mulher que morreu sem nunca ter experimentado um romance em sua curta vida. Ela está determinada a seduzir o máximo de homens possível e a perder sua virgindade, para que possa chegar feliz no seu pós-vida. Quando Soon Ae conhece Bong Sun, ela encontra o instrumento perfeito para cumprir sua missão. Já Sun Woo está se recuperando de um coração partido, mas começa a se curar bem rapidinho quando uma Bong Sun sem sal nem açúcar, de repente passa a ser muito ousada, confiante e provocante.

A série saiu em 2015 e tem direção de Yoo Je-Won e roteiro assinado por Yang Hee-Seung. A dupla de protagonistas é feita por Jo Jung-suk e Park Bo-young.

9. Manual do Presidiário - Prison Playbook - Rank 88

A posição de número nove ficou com o tenso drama Manual do Presidiário, original da Netflix produzido na Coréia pela tvN e exibido em rede nacional.

O dorama tem uma pegada um pouco mais tensa, com um enredo encorpado e personagens complexos. Os episódios também são bem mais longos do que o normal, até para que seja possível trabalhar bem a trama e desenvolver bem toda a carga emocional dos personagens.

A história gira em torno de um jogador de baseball que está de malas prontas para ir disputar a principal liga americana neste esporte e que se vê envolvido em problemas que acabam o levando para a prisão. Como o nome sugere, ele vai ter que aprender o básico para se virar nessa nova realidade, alternando entre momentos cômicos e situações bem complexas que vão afetar seu lado sentimental e fazer refletir sobre coisas importantes.

A série saiu em 2017 e possui direção de Shin Won-ho, com roteiro assinado por Jung Bo-Hoon. Os protagonistas são interpretados por Park Hae-soo and Jung Kyung-ho.

8. Vida Incompleta - Misaeng: Incomplete Life - Rank 88

Vida Incompleta fala sobre o dia a dia de vários profissionais em uma grande empresa comercial da Coréia, a Wonin Internacional. O personagem principal Jang Geu-Rae, jogou o jogo de tabuleiro 'Go' desde que era uma criação e jogar sempre foi tudo para ele, mas não conseguiu se tornar um jogador profissional, apesar de ter tentado e se esforçado muito. Por causa de um conhecido que lhe arranja uma recomendação, começa a trabalhar como estagiário e é essa história, junto com seus outros três colegas estagiários que vamos acompanhar nesse dorama.

A série foi baseada em um quadrinho (webtoon) de enorme sucesso na Coréia, que conseguiu um público fiel entre os profissionais de colarinho branco do país que se identificaram com as situações retratadas. Com o drama não foi diferente e tenho certeza que, se você trabalha em algum tipo de escritório corporativo, com certeza vai se divertir e se identificar muito com os personagens e a história.

Vida Incompleta tem direção de Kim Won-Suk e enredo de Jung Yoon-Jung. Os protagonistas são vividos por Im Si-Wan e Kang So-Ra.

7. Mr. Sunshine: Um Raio de Sol - Mr. Sunshine - Rank 88

Este dorama também é uma produção exclusiva da Netflix, fruto da parceria com a emissora coreana tvN. O drama chegou no serviço de streaming quando o Drama Fever estava no auge e era uma oposta da gigante americana para começar a monopolizar o conteúdo da onda Hallyu. Como todos sabemos, a Warner Bros ajudou muito a concorrência encerrando as atividades do Drama Fever sem motivos, mas isso é outra história.

Mr. Sunshine, até pela aposta da Netflix, tem uma produção e figurinos de época impecáveis que vão te levar dois séculos atrás, quando a primeira expedição militar americana na península coreana acontece, em 1871, mais conhecida pelos locais como Shinmiyangyo. A incursão dizimou mais de 200 soldados nativos e contabilizou apenas três baixas norte-americanas no confronto. Em meio a esse conflito, uma família tenta fugir da exploração do patrão aristocrata em um navio de guerra. E assim se inicia a trajetória do protagonista Yoo-Jin (Lee Byung-hun), que chega ainda criança e órfão na América. 

Décadas depois, ele volta para o seu país de origem, dessa vez como capitão da Marinha Americana, em uma missão para representar os interesses dos Estados Unidos. Lá, descobre o plano japonês de colonização da Coreia e se apaixona por Go Ae-sin (Kim Tae-ri), uma assassina e filha de aristocratas, que luta contra essa exploração.
A série foi escrita por Kim Eun-suk e dirigida por Lee Eung-bok. O casal protagonista é Lee Byung-Hun e Kim Tae-Ri.

6. Pousando no Amor - Crash Landing on You - Rank 88

Esta fez um enorme sucesso e chamou atenção do público antes até de finalmente ser publicada na Netflix, principalmente por abordar um tema mais atual que é o conflito que existe até hoje entre as duas coreias, bem no momento em que ambas voltaram a ter relações diplomáticas depois de mais de 50 anos no mundo real. O dorama é o segundo drama coreano com a melhor classificação da história da televisão por assinatura depois de Guardian: The Lonely and Great God. 

Mas o drama não retrata esse momento. A trama é baseada na história de Yoon Se-ri, uma sul-coreana, rica, empresária, totalmente independente e praticamente indiferente ao amor e aos sentimentos e Ri Jeong-hyuk, o cobiçado capitão do exército norte-coreano. Justo, determinado, dedicado, fiel e honesto, ele representa tudo que um homem de verdade deveria ser. Os dois se conhecem quando, durante a gravação de um comercial para uma de suas marcas, ela sofre um acidente enquanto voava de parapente e acaba cruzando a famigerada fronteira entre as coreias. 

Depois disso é uma sequencia de momentos fofos e cenas de ação. Simplesmente viciante, cada episódio te trava e deixa na expectativa de ver o próximo.

O roteiro é assinado por Park Ji-Eun e a direção é do Lee Jung-Hyo. Hyun-Bin e Son Ye-Jin interpretam os protagonistas do casal que deve ser listado como um dos melhores de 2019/2020.

5. Stranger - Secret Forest - Rank 89

A série tem temática investigativa e apresenta ao público o promotor Hwang Shi-Mok. Um dos poucos em exercício que pode ser considerado livre da corrupção do sistema, ele é racional, frio e solitário, devido a uma cirurgia que fez no cérebro quando era criança e que o impede de sentir emoções. Ele vai conhecer a tenente de polícia Han Yeo-Jin em uma cena de crime e vão acabar trabalhando juntos para combater a corrupção do ministério público e em um caso de assassinato em série.

Stranger começa inserindo o espectador em um emaranhado de fatos e informações que aparentemente são desconexas, mas que no fim vão fazer sentido e vão dar ritmo ao desenrolar da história conforme os episódios avançam. Um drama policial digno de figurar entre os melhores de seu estilo no mundo todo, vai te prender do primeiro ao último capítulo.

Dirigida por Ahn Gil-Ho e escrita por Lee Soo-Yeon, Secret Forest é estrelada por Cho Seung-Woo e Bae Doo-Na.

4. Find Yourself - Find Yourself - Rank 89

E o quarto lugar ficou com a produção chinesa chamada "Find Yourself", dorama que segue a história de uma mulher independente e bem sucedida de de 32 anos e seu romance com um rapaz mais jovem. Diferente dos dramas coreanos, os chineses e japoneses costumam ser menos sensíveis na hora de expor os sentimentos nas telinhas, fazendo produções mais realistas e que conseguem realmente tocar a fundo nosso coração, sem contar que é fácil se identificar com os personagens e seus dificuldades. Find Yourself não é diferente, uma ótima produção, com atuações poderosas e enredo que te prende e te emociona do início ao fim. Só se prepare para bastante episódios, são mais de quarenta, ótima ideia começar a listinha por aqui talvez?

Na trama, a companhia de He Fan Xing está passando por um momento delicado onde tudo pode mudar e ela é obrigada a enfrentar alguns dilemas, tanto em sua carreira, como na sua vida amorosa, devido as críticas que recebe por possuírem uma boa diferença de idade. Para piorar, um homem mais velho, experiente e de certa forma, charmoso e atencioso, começar a chamar sua atenção e colocar mais problemas e dúvidas em sua cabeça, além de abalar sua relação com seu jovem namorado.

Find Yourself tem como protagonistas os atores Victoria Song e Son Wei Long com David Wang, Zhang Yu Jian e Esther Yu completando o elenco principal.

3. Signal - Signal - Rank 90

Chegamos ao pódio de nossa lista e abrindo o terceiro lugar apresentamos para vocês o dorama Signal. Tive várias surpresas ao elaborar esse ranking, mas ver esse drama entre os melhores simplesmente parece certo. A série realmente está um pouco 'fora da curva' se comparada a outros dramas e foi aclamada pela crítica, tanto coreana como internacional. Recebeu diversos prêmios, entre ele o de melhor Drama no Baeksang Arts Awards de 2016, ocasião em que levou também o de melhor roteiro e de melhor atriz, para Kim Hye-soo.

Há dois diferenciais em Signal que talvez explique todo o sucesso do drama. O enredo é inspirado em incidentes criminais reais que ocorreram na história da Correia do Sul, como os assassinatos em série de Hwaseong, o que deixa a trama interessantíssima se assistimos já sabendo disso. Outro ponto é a originalidade da história. Apesar de ter virado moda em Dramaland, Signal foi um dos primeiros a participar da ideia de viagem no tempo, ou neste caso, comunicação através do tempo. 

Na série um misterioso walkie-talkie permite que um detetive nos anos 2000 (Cho Jin-woong) se comunique com um investigador (Lee Je-hoon) em 2015. Através de seu contato mútuo, os dois não apenas resolvem crimes, mas os impedem de acontecer, modificando os acontecimentos. No entanto, um caso de assassinato de longa data, está mais próximo a eles do que se pensa, enquanto um esquema de corrupção vem a tona. 

Os protagonistas são Lee Je-hoon, a elogiadíssima e premiada Kim Hye-soo e Cho Jin-woon. A direção é de Kim Won-seok e o roteiro foi assinado por Kim Eun-hee.

2. Reply 1988 - Reply 1988 - Rank 90

Falando em surpresas, essa definitivamente foi uma delas. A imagem de divulgação que tem no Neflix nunca me atraiu para ver esse drama e só fui realmente pesquisar alguma coisa quando vi as notas dos sites especializados, antes disso nem lembrava que ele existia. E uma das coisas que descobri é que essa série também é bem premiada, apesar de não ter levado nenhum prêmio de melhor drama. 

Esta foi a terceira série com essa abordagem Reply e as outras duas também fizeram sucesso. Este drama foi inspirado na série "Three Families Under One Roof" e seu roteiro só recebe elogias pelas amarrações inteligentes e sensibilidade com detalhes importantes que costumam ficar de fora em outros dramas. Isso explica os tempo bem longo de cada episódio, já aviso que vai ser dificil maratonar com 20 episódio de uma hora e meia cada (os 4 últimos tem quase duas horas).

Como esse eu não assisti, vou deixar a sinopse que peguei no Viki e parece explicar melhor a trama: "Os tempos podiam ser um pouco mais simples, menos tecnológicos, mas ainda era desafiador passar um dia típico no final dos anos 80. Cinco amigos de infância, que vivem no mesmo bairro em Seul, apoiam uns aos outros para sobreviverem a seus desafiadores anos de adolescência e definirem um caminho para o seu futuro. Sung Deok Sun (Hyeri) luta por atenção como o filho do meio em sua família pobre, enquanto carrega o fardo de sua classificação em 989º lugar na escola. Kim Jung Hwan (Ryu Joon Yeol) só pensa em futebol, mesmo depois de sua família tornar-se rica da noite para o dia. Sung Sun Woo (Ko Gyung Pyo) é o estudante perfeito, presidente do conselho estudantil e um filho carinhoso e confiável. Ryu Dong Ryong (Lee Dong Hwi) é um geek que sabe mais sobre as garotas e a vida do que o resto de seus amigos, mas sua pontuação acadêmica ruim o impede de ir para a faculdade. Choi Taek (Park Bo Gum) é um jogador de baduk genial que abandonou a escola para tornar-se profissional. Conforme o grupo de amigos se mete e escapa de confusões no bairro, quais experiências desses momentos inesquecíveis juntos eles levarão consigo para o futuro?"

São cinco protagonistas: Hyeri, Ryu Joon Yeol, Ko Gyung Pyo, Lee Dong Hwi e Park Bo Gum. A direção é de Shin Won-Ho e o roteiro de Lee Woo-Jung.

1. Os Indomáveis - The Untamed - Rank 91

E mais uma surpresa, dessa vez para o líder do pódio e primeiro lugar em nosso ranking. E nada contra Untamed, até achei que ia aparece aqui nesse TOP 10, mas não esperava que fosse ficar em primeiro e com uma nota tão expressiva.

Os Indomáveis é um dorama chinês com temática de fantasia, repleto de efeitos especiais e cenas cinematográficas lindas, além de um dos melhores bromances que já vi. A trama é baseada no romance BL (Boys Love) chinês  Mo Dao Zu Shi do escritor Mo Xiang Tong Xiu. Talvez isso por si só explique o sucesso, afinal temos um enorme público GLBT que são aficionados por doramas mas, tirando uma ou outra cena, as vezes até de mal gosto, a representatividade é zero. 

Mas a série não é somente baseada no fato de que os protagonistas são almas-gêmeas, fato tratado de forma sutil e elegante na série, assim como são os romances héteros. A verdade é que a produção tem muitos pontos fortes, atuações impecáveis de seus atores e bastante dinheiro foi envolvido, o que reflete a qualidade de figurinos, cenários e efeitos especiais. Sério, é lindo de ver se você aguentar os infinitos episódios, que além de longos, são muitos como sempre o são nos doramas chineses.

Na trama o mundo jianghu é governado pela poderosa seita Wen, que domina as seitas menores Lan, Jiang, Nie e Jin. O despreocupado Wei Wuxian se torna rapidamente amigo do justo Lan Wangji e, durante suas aventuras, o casal descobre que o chefe da seita Wen é o mentor do mal por trás de uma série de conspirações que causariam estragos nas terras.

Estrelando Sean Xiao, Wang Yibo e Zeoy Meng, The Untamed tem direção de Zheng Weiwen e Chen Jialin com roteiro de Yang Xia, Deng Yaoyu, Ma Jing e Guo Guangyun.

Dramapedia

Dramapedia

2 comentários:

  1. Indomáveis é algo impossível de se ver. Cenas com " comédia" forçada empurrada " guela" abaixo. Achei muito ruim , pra ser algo indicado. Com tanto dorama bom nessa vida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, concordo em partes com você. Eu ainda nem cheguei a terminar. Adorei a cinematografia mas o drama mesmo não prendeu e é muito episódio!!

      Só lembre-se, não são indicações minhas, são as notas em sites especializados. Não acho tão ruim como você, mas jamais seria minha escolha para o primeiro lugar =)

      Excluir